quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Proteínas



   As proteínas estão relacionadas a quase tudo que ocorrem nossas células. o papel central das proteínas está no fato de a informação genética ser expressa em proteínas. Para cada proteína existe um gene que codifica uma sequência específica de aminoácidos.
   Em cada célula existe vários tipos de proteínas onde cada uma realiza a sua função. Para cada proteína existe o seu gene para codifica-la.
  As proteínas estão entre as macromoléculas mais abundantes e versáteis. As proteínas exercem grande importância junto com os ácidos nucleicos,eles estão diretamente relacionado com o controle de todas as funções celulares.
Algumas funções das proteínas em nosso corpo:
 -Construção de novos tecidos do corpo humano.
- Atuam no transporte de substâncias como, por exemplo, o oxigênio.
- Atuam no sistema de defesa do organismo, neutralizando e combatendo vírus, bactérias e outros elementos estranhos. Vale lembrar que os anticorpos são compostos por proteínas.
- Agem como catalisadores de reações químicas que ocorrem no organismo dos seres humanos. As enzimas exercem estas importantes função.
- Estão presentes na composição de vários fluídos produzidos pelo corpo como, por exemplo, leite materno, esperma e muco.
- Presentes nos alimentos, quando ingeridas, fornecem energia para o corpo humano.
- As proteínas estruturais (tubulina, por exemplo) são responsáveis por dar resistência e elasticidade aos tecidos.
- Atuam na regulação de hormônios.

   As proteínas participam da arquitetura celular, conferindo formas, suporte e resistência, como é o caso da cartilagem e dos tendões, que possuem a proteína colágeno.
  As proteínas são encontradas nos alimentos de origem animal como carne, peixe, ovo, leite, queijo e iogurte, mas também nos vegetais como ervilhas e soja, as proteínas são essenciais na dieta Pois as proteínas ajudam para um melhor funcionamento do organismo, e são essenciais para massa muscular. A dieta funciona pois é feita uma ingestão maior de proteínas com a ausência de carboidratos a queima de gordura é mais rápida no organismo. 


Fonte: Wikipédia e info escola

Nenhum comentário :

Postar um comentário