domingo, 20 de setembro de 2015

O que é um ser vivo?


      Afinal, essa é uma pergunta que provavelmente já fizemos a alguém ou a nós mesmos, a morte é o final da vida, ou seja, só morre quem tem vida. Mas o que é vida? O que pode ser considerado vida? Essas perguntas é o que tentaremos responder ao longo deste texto, tendo com base a ciência.
   
      Vamos começar respondendo o que é vida, para ser considerado vivo é preciso ter células, onde existem seres que possuem apenas uma célula que são os seres unicelulares, e os seres que possuem mais de uma célula que são os pluricelulares, mas como para toda regra existe uma exceção, os vírus são essa exceção eles são os seres vivos que não possuem células.
   
       Outra caraterística dos seres vivos é o metabolismo, ou seja, ele é capaz de produzir energia. Os seres vivos também são capazes de se reproduzir e passar suas características para seus descendentes que são da mesma espécie dos seus reprodutores, eles também estão em constante evolução.
     
     Os seres vivos possuem material genético  que são passados para seus descendentes, ou seja é como se fosse o software dos seres vivos, é a programação inicial dos seres vivos, pois se não houvesse hereditariedade seria necessário uma nova readaptação, isso é muito importante para a evolução. 
     
      Todas essas características são validas para a vida como a conhecemos hoje, pode ser que o conceito de vida mude algum dia, talvez seja descoberto uma forma de vida diferente do que estamos acostumados, mas isso faz parte da evolução do pensamento. 
   
      Como já sabemos os seres vivos necessitem realizar metabolismo, produzir energia, para realizar nos atividades no nosso dia a dia, e para que isso acontecer necessitamos nos alimentar, os alimentos tem uma função de reparo e construção, eles funcionam como "tijolos" para que possamos crescer ao decorrer da vida, e quando temos algum problema em nosso corpo eles solucionam, isso ocorre porque os alimentos possuem nutrientes que são necessários para manutenção do nosso corpo.

      Um frase que com certeza já ouvimos é " a única certeza da vida é a morte", realmente existe uma verdade nessa frase, pois faz parte do ciclo da vida, onde o morrer é o final de uma vida, mas o que é a morte? A morte está presente em nossas vidas algumas vezes a todo momento várias células em nosso corpo morrem e mesmo assim o organismo continua a viver e assim surgindo novas células.

     A morte é um dos tema que não temos uma resposta concreta, com o avanço da tecnologia a divisão de vida e morte tem ficado mais curta, antigamente alguns pacientes em um estado critico eram considerados mortos, onde em algumas casos nos dias de hoje, existe a esperança do ser humano voltar a vida normal, ou seja, podemos dizer que o ser humano morre quando não há mais atividade cerebral.

                                                                                             
 
   
 
   

Nenhum comentário :

Postar um comentário