quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Lipídios

  Os lipídeos são biomoléculas, formadas por carbono (c), hidrogênio ( H) e oxigênio (O). Uma de suas características é que são insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como álcool. A família formada pelos lipídeos é muito vasta. Cada grama de lipídio armazena 9 quilocalorias de energia, enquanto cada grama de glicídio ou proteína armazena somente 4 quilocalorias.
       
    Propriedades dos lipídeos:

   Os lipídeos são incolores, e imperceptíveis ao tato, contem uma consistência baixa, a sua densidade é menor que a água, onde são insolúveis porém emulsionáveis,   São pouco solúveis em etanol a frio, mas solúveis a quente. São solúveis em sulfeto de carbono,clorofórmio , éter etílico,,acetona,benzeno, gasolina e outros solventes orgânicos .
   Os lipídeos também são compostos por com uma estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas.reserva energética(fonte para animais hibernantes),e isolante térmico (mamíferos).
   Os lipídeos podem ser considerados como óleos (substância insaturadas) e gorduras (saturadas) podem ser encontrados em alimentos tanto vegetal como animal. Como por exemplo frutas( coco e abacate), na soja, na carne,no leite e seus derivados e na gema do ovo.
  Todos os seres vivos podem sintetizar os lipídeos. Mas algumas classes só podem ser sintetizadas por vegetais. Que é o caso das vitaminas lipossolúveis e dos ácidos graxos essenciais.
   Uma das formação mas comuns dos lipídeos,constituídos por alimentos é formado por um arranjo formado por glicerol(álcool), ligado a três cadeias longas de ácidos graxos.
Entre os lipídeos destacam-se:
 Cerídeos → classificados como lipídios simples, são encontrados na cera produzida pelas abelhas (construção da colmeia), na superfície das folhas (cera de carnaúba) e dos frutos (a manga). Exerce função de impermeabilização e proteção.
 Fosfolipídios → moléculas anfipáticas, isto é, possui uma região polar (cabeça hidrofílica), tendo afinidade por água, e outra região apolar (calda hidrofóbica), que repele a água.
 Glicerídeos → podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente.
 Esteroides → formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si. São amplamente distribuídos nos organismos vivos constituindo os hormônios sexuais, a vitamina D e os esteróis (colesterol).
 Os lipídeos são uma grande fonte de energia, inclusive fornecem mais energia que os carboidratos. Mas toda vez que uma célula eucarionte necessita de uma substância energética ela prioriza uma glicose e só depois os lipídeos.
 Os principais componentes das membranas celulares são os fosfolipídios.  Do ponto de vista químico, um fosfolipídio é um glicerídeo combinado a um grupo de fosfato. A molécula chega a lembrar um palito de fósforo com a ”cabeça” polar, e a haste apolar formada por duas camadas de acido graxo.
Estrutura:
download.jpg


Fontes: Brasil escola e Wikipédia
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola


Nenhum comentário :

Postar um comentário